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A técnica se transformou completamente na pintura. As pinceladas impulsivas e pastosas do barroco, as massas sintéticas e tumultuosas, os violentos contrastes de claro-escuro e as cores intensas para as sugestões de drama deram lugar a pinceladas rápidas, leves e curtas, desenhos decorativos, tonalidades claras e luminosas em que predominam os rosas, azuis, verdes e lilases, delicados e feéricos.
Os pintores tornam-se exímios na representação dos tecidos finos, sedas e brocados achalamotados, tafetás e veludos, vaporosidade das gases e musselinas e das carnações femininas.
Outra particularidade da época é a generalização da técnica do pastel. Os temas são frívolos, mundanos e galantes. Tudo vai falar quase que exclusivamente das graças da mulher. São cenas de boudoir ou de alcova, de salão ou de interiores luxuosos, festas e reuniões em parques e jardins, em suma, o cotidiano da aristocracia, ociosa e fútil, pastorais idílicas e sobretudo nus femininos.
Principais artistas e obras na pintura: Três pintores franceses são tidos comos os principais do estilo rococó: Antoine Watteau, François Boucher e Jean-Honoré Fragonard.
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