sábado, 11 de abril de 2009

Escultura Rococó

__________________________________

Na escultura da Europa oriental e central, ao contrário do que ocorreu na arquitetura, não é possível traçar uma clara linha divisória entre o barroco e o rococó, quer cronológica, quer estilisticamente.

A escultura, que se torna intimista, geralmente procura retratar as pessoas mais importantes da época. São famosas, por exemplo, as esculturas que Jean Antoine Houdon fez retratando Voltaire, Diderot, Rousseau e outros tantos personagens da história francesa e universal.

Mas não foi apenas nos retratos que se destacou a escultura rococó. Foi ela a responsável pela criação das estatuetas decorativas, a partir da invenção da porcelana por dois cientistas alemães, Tischirnhaus e Boettger, em 1708. Já em 1709 apareceram as primeiras peças decorativas em porcelana. Durante o século XVIII, os escultores rococós alemães, franceses, italianos e espanhóis criaram modelos para a manufatura de estatuetas, reproduzindo temas mitológicos, campestres e da sociedade cortesã. Entre esses escultores decorativos estão, por exemplo, François Boucher e Étienne Maurice Falconet, que criaram modelos de pequenas estátuas de Vênus, banhistas, ninfas e cupidos para a Manufatura Real de Porcelana de Sévres.

Principais artistas e obras na escultura rococó:  Ignaz Günther (escultor alemão) é considerado o principal nome da escultura Rococó e dentre sus obras uma das principais é a  Maria Immaculata.

_________________________________

Clique nos links abaixo para acessar os arquivos :

Tudo sobre o rococó

Arquitetura Rococó

Escultura Rococó

Interiores e mobiliarios Rococó

Literatura Rococó

Pintura Rococó

Moda Rococó

Musica Rococó

Curiosidades sobre o Rococó

____________________________________________

Gostou do blog? Quer saber quem o elaborou? Clique aqui e descubra.

Um comentário: