sábado, 11 de abril de 2009

Apresentação

Este Blog é um trabalho de pesquisa dos alunos do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi (1° semestre de 2009) em homenagem as comemorações do ano da França no Brasil.

Destacamos neste trabalho um importante estilo artistico que surgiu na França como desdobramento do Barroco, mais leve e intimista que aquele, usado em decoração de interiores, desenvolveu-se na Europa do seculo XVIII e da arquitetura dissiminou-se para todas as artes.


___________________________________________

"O rococó não produziu uma teoria estética própria, orgânica. Nem tampouco arranjou um nome. O que hoje tem foi-lhe dado, por uma larga experiência, pelos seus detratores, que deformaram num sentido depreciativo e caricatural o termo rocaille, palavra francesa usada para iniciar o principal motivo ornamental das grutas então em moda, as conchas. Foram, pois adversários e historiadores quem tentou definir o estilo: com pontos de vista opostos, tanto uns como outros obrigados a verificar que na arte européia do século XVII uma vasta série de realizações obedecia a um bem visivel, se bem que dificilmente definível, gosto comum. De fato, a sua delimitação é, com muita fraqüência, estabelecida em termos de gosto: sublinha-se como o rococó visava a graça, a elegância, o requinte, a alegria, o brincar; e também o bizarro, o fantástico, o exótico, o pitoresco, o afetado, o exuberante" ( Flavio Conti ).
_________________________________

Clique nos links abaixo para acessar os arquivos :

Tudo sobre o rococó

Arquitetura Rococó

Escultura Rococó

Interiores e mobiliarios Rococó

Literatura Rococó

Pintura Rococó

Moda Rococó

Musica Rococó

Curiosidades sobre o Rococó

____________________________________________

Gostou do blog? Quer saber quem o elaborou? Clique aqui e descubra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário