domingo, 19 de abril de 2009

Moda Rococó

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Na indumentária masculina, a peruca teve grande importância até a revolução francesa. Havia vários tipos delas, entre as quais as dos soldados, leve e presa com laços na nuca. Ao longo do século, esse adorno foi reduzido até ficar limitado a alguns encaracolados do lado do rosto e a uma trança. Com Luis XV, os trajes femininos tornaram-se mais solto e vaporosos; os vestidos tinham pregas nas costas e caiam até o chão. O Merinaque foi utilizado para dar volume ao traje feminino, cuja forma variava consideravelmente.


Os componentes básicos eram corpete e saias, eventualmente abertas na parte dianteira, deixando entrever as anáguas, ricamente decoradas. O corpete podia também ser aberto, mostrando uma peça de tecido bordada, com laços e rendas. As mangas chegavam até o cotovelo, muitas vezes arrematadas com enfeites. Com o reinado de Luis XV na França, começou-se a optar por um tipo de indumentária elegante e delicada. E como a França, continuava a ditar moda para o resto da Europa, em toda à parte passaram a se ver perucas e cabelos empoados, pele cor de porcelana salpicada de mouches, méis de seda, sapatos de salto alto, flores artificiais, fitas e rendas, detalhes, enfim, dessa moda frívola que deu as pessoas um aspecto de bibelô de louça. Sedas e brocados com grandes motivos florais foram usados na indumentária dos dois sexos, artificialismo encontrado para dar vazão ao gosto da época pela natureza, pois seria difícil caminhar fora dos salões com saias tão longas e sapatos de cetim de saltos altos.Ocorreu uma alteração nos penteados masculinos em relação à época anterior: o cabelo semilongo passou a ser preso atrás da cabeça por uma fita de seda. Frederico II, rei da Prússia, ordenou que esse penteado, mais cômodo, fosse usado pelos soldados do seu exercito. Após sua adoção pelos oficiais nobres e mesmo pela burguesia, a moda atravessou as fronteiras alemãs e se espalhou por toda a Europa. O Rococó, estilo tipicamente urbano das cortes de Paris, Veneza, Berlim e São Petersburgo, representa uma época em que a aristocracia decadente e alegre deu as ultimas piruetas amorosas que incluíam concubinas e boudoirs. As damas, no entanto, conseguiram exagerar ainda mais na silhueta, exaltando o volume das saias elípticas com seus paniers em contraste com as cinturas finíssimas.

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